Seduc prorroga inscrições para capacitação sobre saúde vocal para professores
http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-352505.jpg
Mato Grosso
eyJfb3JpZ2luYWxfdXJsIjoiaHR0cDpcL1wvd3d3Lm10Lmdvdi5iclwvd2ViXC9zZWR1Y1wvLVwvMTE4OTk3MDUtc2VkdWMtcHJvcnJvZ2EtaW5zY3JpY29lcy1wYXJhLWNhcGFjaXRhY2FvLXNvYnJlLXNhdWRlLXZvY2FsLXBhcmEtcHJvZmVzc29yZXMiLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9vcmlnaW5hbF9saW5rIjoibm8iLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9vcmlnaW5fbG9nbyI6IiIsIl93cF9jcmF3bGVyX3NjaGVkdWxlX29yaWdpbl9sb2dvX2xpbmsiOiIiLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9jYW5vbmljYWxfbGluayI6Im5vIiwiX3dwX2NyYXdsZXJfc2NoZWR1bGVfZm9udGUiOiJGb250ZTogR09WIE1UIn0=

O Núcleo de Saúde e Segurança na Educação, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prorrogou as inscrições para curso sobre saúde vocal. A formação começa nesta segunda-feira (03.06) e vai até o dia 22 de junho, mas as inscrições ainda podem ser feitas, uma vez que o curso não é presencial.

O curso será realizado por meio do Projeto Saúde Vocal na plataforma Capacitação On-line Seduc (COS) e é destinado a professores de 14 escolas de Cuiabá, seis de Várzea Grande e todas a unidades dos municípios de Jaciara, Jangada e Nobres. Ao todo serão disponibilizadas 200 vagas.

Segundo a responsável pelo curso, Alda Alves de Araújo Taborda, nessa primeira etapa, a capacitação será destinada a professores de escolas que receberam visita da equipe multiprofissional do Núcleo. Ela explica que os professores interessados deverão mandar um e-mail para alda.soares@educacao.mt.gov.br para efetivar a inscrição.

A plataforma COS está disponível, a partir desta segunda-feira, para quem teve a inscrição efetivada e quer iniciar o curso. “Mesmo com o início da capacitação, estamos recebendo novas solicitações de vagas. Se exceder a procura em relação ao número de vagas, os professores ficarão automaticamente inscritos para a próxima turma”, explica Alda Alves. 

Na capacitação on-line serão disponibilizados formulário de triagem vocal, manual de saúde vocal, cartilha de exercícios, vídeos e atividades de monitoramento. O professor será certificado em 30 horas ao cumprir todo o processo de atividades.   

“O foco desse curso é conscientizar os professores da importância dos cuidados com a voz e assim diminuir o índice de servidores afastados por problemas vocais, já que a voz é o principal instrumento de trabalho desse profissional”, explica Alda.

Estão aptos a solicitar vaga no curso, professores das escolas estaduais de Cuiabá Mário de Castro, Raio de Sol, Aureolina Eustácia Ribeiro, Presidente Médici, Dione Augusta Silva, João Panarotto, Newton Alfredo Aguiar, Mariana Luiza Moreira e André Avelino Ribeiro. Podem se inscrever professores de mais três escolas especializadas: Livre Aprender, Luz do Saber, Centro Educacional de Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) e as duas creches estaduais – Maria Eunice Duarte Nasla Aschar. 

A lista de escolas participantes de Cuiabá se completa com as EEs Nova Chance e Meninos do Futuro.  Por Várzea Grande, as EEs Milton Figueiredo, Pedro Gardés, Nadir de Oliveira e Jaime Veríssimo de Campos Júnior, Centro de Habilitação Profissional (CHP) Célia Rodrigues Duque e Luz do Saber.