Gestores e técnicos participam de encontro sobre política de assistência social
http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-346384.jpg
Mato Grosso
eyJfb3JpZ2luYWxfdXJsIjoiaHR0cDpcL1wvd3d3Lm10Lmdvdi5iclwvd2ViXC9zZXRhc1wvLVwvMTE4MzcyNzMtZ2VzdG9yZXMtZS10ZWNuaWNvcy1wYXJ0aWNpcGFtLWRlLWVuY29udHJvLXNvYnJlLXBvbGl0aWNhLWRlLWFzc2lzdGVuY2lhLXNvY2lhbCIsIl93cF9jcmF3bGVyX3NjaGVkdWxlX29yaWdpbmFsX2xpbmsiOiJubyIsIl93cF9jcmF3bGVyX3NjaGVkdWxlX29yaWdpbl9sb2dvIjoiIiwiX3dwX2NyYXdsZXJfc2NoZWR1bGVfb3JpZ2luX2xvZ29fbGluayI6IiIsIl93cF9jcmF3bGVyX3NjaGVkdWxlX2Nhbm9uaWNhbF9saW5rIjoibm8iLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9mb250ZSI6IkZvbnRlOiBHT1YgTVQifQ==

Cerca de 150 gestores e técnicos da assistência social participaram nesta quinta-feira (23.05) da 2º Reunião Ordinária de 2019, realizada pela Comissão de Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS-MT). O objetivo do encontro é pactuar agendas e ações voltadas ao desenvolvimento da política de assistência social em âmbito estadual. 

A coordenadora representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Rosamaria de Carvalho, ressaltou  a importância da assistência social enquanto política pública e a sua prioridade na gestão governamental. “Conhecemos o momento de dificuldade financeira que os municípios estão passando e, mesmo assim, quando fazemos um chamamento atendem com compromisso”.

Na ocasião, a titular da pasta também destacou o programa Criança Feliz, enfatizando a atuação do Governo Federal em priorizar o trabalho já desenvolvido. A iniciativa busca a ampliação da rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

“Participamos em Rio Verde, Goiás, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) para descobrir o que o município fez com o Programa Criança Feliz e trazer toda essa expertise para Mato Grosso”, concluiu.

O secretário adjunto de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, conduziu a reunião destacando o objetivo da iniciativa para melhorar a eficácia no atendimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

“Que bom que vamos iniciar nossa segunda reunião rediscutindo essas composições de diálogo e pactuação. Mato Grosso esta sistematicamente garantindo um espaço instituído na política de assistência social”, salientou.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Márcia Rotilli, falou da necessidade das reuniões para o alinhamento de ações desenvolvidas durante o ano. “Esse é o momento que o Governo do Estado se reúne com os municípios, para negociar de como será conduzido à assistência social. Ficamos felizes em ver representantes municipais preocupados com os usuários que irão receber os serviços que executamos”, pontuou.

“Esses encontros são fundamentais para o direcionamento das ações. São diálogos que acontecem onde podemos nortear nossos planejamentos, isso vem fortalecer todo trabalho desenvolvido no município”, disse a secretária municipal de Várzea Grande, Flávia Luíza Coelho, que esteve no evento representando os municípios de grande porte.