Painel sobre atuação em rede no combate à corrupção encerra evento da Arcco

8

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

O painel “Atuação em Rede” fechou o evento “Dia Internacional de Combate à Corrupção”, realizado nesta segunda-feira (09/12), na Cidade Administrativa, pela Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção (Arcco-MG). A mesa final foi composta pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Elke Andrade, pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, José Carlos Fernandes Júnior, e pelo presidente da Arcco e controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. Eles debateram sobre a importância da articulação entre os órgãos no combate à corrupção e fomentação de boas práticas de gestão pública.
A procuradora-geral do MPCMG, Elke Andrade, que também preside o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), ressaltou que o trabalho em rede assegura o fortalecimento das instituições democráticas. “Em minha gestão, tomamos como pilar as parcerias formalizadas, com órgãos como o Ministério Público, Ministério do Trabalho e Ministério Público Eleitoral. Destaco a relevância do trabalho em rede para superarmos esse momento de crise institucional que vivemos”. Elke reforçou que o próximo passo a ser dado é fomentar as parcerias com o “controle social”, aproximando essas instituições que atuam no combate à corrupção da sociedade em geral.
O promotor de Justiça José Carlos Fernandes disse que eventos como o realizado nesta segunda-feira são fundamentais para a aproximação entre as instituições que atuam no combate à corrupção. “Destaco dois grandes empecilhos na atuação em rede: o desconhecimento acerca da outra instituição e falta de disposição para dialogar com ela. Sabedores que as instituições republicanas são autônomas, precisamos buscar essa atuação em rede para nos aproximarmos do objetivo principal: o bem-estar social”. Confira as fotos do evento no Flickr do TCEMG
Rodrigo Fontenelle encerrou o evento agradecendo aos palestrantes e participantes do encontro. Ele destacou que considera importante uma nova percepção das instituições do Estado na importância do combate à corrupção. “O Estado está mudando na visão do apoio à essa temática. A prevenção e o combate à corrupção deve ser feito diariamente, essas discussões têm que estar na ordem do dia sempre”. 
Veja no Flickr do TCE todas as fotos do evento, clicando abaixo.
 

Dia Internacional de Combate à Corrupção

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Fonte: TCE MG