No segundo dia do “Workshop in company”, Prefeitura destaca importância da ética na Administração Pública

5

Em seguimento ao “Workshop in company: Elaboração de orçamento de obras de pavimentação utilizando a metodologia do Sinapi e novo Sicro e Ética e integridade nas contratações públicas”, que teve seu primeiro dia ontem (5), no auditório do Paço Municipal, e será concluído hoje (6), o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Mato-Grosso (TCE-MT) Isaias Lopes abriu o encontro expondo o segundo assunto para profissionais da área de engenharia, secretários e diretores da administração direta e indireta de Rondonópolis. 

Ao explanar sobre ética e função pública, Isaias enfatizou que o setor público é materializado pelas ações e condutas das pessoas. “Os servidores personificam a administração pública, eles são os agentes do estado, e por isso a necessidade de serem éticos”, frisou o corregedor.

As obrigações da Administração como contratante e as responsabilidades do contratado, autoridade superior e autoridade competente, responsabilidades dos membros da comissão de licitação, do pregoeiro, dos advogados e do fiscal do contrato foram alguns pontos ressaltados por Isaias. Ele ainda abordou os fundamentos da integridade pública, vocação, profissionalismo e imparcialidade como princípios a serem seguidos e a importância da transparência e das regras na prestação dos serviços ao cidadão.

“Ética é aquilo que se faz quando todo mundo está te vendo. O que se faz quando ninguém está por perto se chama caráter”, lembrou o corregedor, acentuando a questão da probidade na administração pública.

Paula Gomes, diretora do Instituto Mato-Grossense de Estudos Jurídicos (Imej), entidade contratada pela Prefeitura de Rondonópolis para realizar o simpósio, destacou: “Vocês são privilegiados por terem um gestor que prioriza o conhecimento. E esse conhecimento vai se refletir em benefícios para o cidadão”.

Quando tomou a palavra, o prefeito Zé Carlos do Pátio compartilhou: “Esses cursos são importantes porque na nossa gestão estamos tendo muitos projetos em execução. E eles ajudam a chegarmos à excelência”. Pátio ainda sublinhou a necessidade do profissional se preparar e se qualificar cada vez mais e acrescentou: “Eu acredito no serviço público, acredito em vocês, na Coder e no Sanear”. 

Após a palestra do corregedor, Paula entregou certificados de honra ao mérito pela iniciativa de lutar pela educação ao prefeito Zé Carlos do Pátio, ao corregedor Isaias Lopes, ao auditor-geral do município, José Fabrício Roberto, e ao presidente da Coder, Argemiro Ferreira. Também condecorado, o engenheiro Julio Xavier Bertulio recebeu a distinção em nome de todos os presentes, a quem, posteriormente, serão encaminhados os certificados individualmente.

À tarde, Julio dará sequência à palestra iniciada ontem sobre legislação aplicada a obras públicas.