Representantes do Instituto São Rafael fazem avaliação piloto do projeto de audiodescrição da Casa dos Contos

7

Representantes do Instituto São Rafael visitam Casa dos Contos - foto: Lucas Borges

A Exposição Casa dos Contos, localizada no Memorial Conselheiro Eduardo Carone, no prédio Sede do TCEMG, recebeu a visita de oito professores e alunos do Instituto São Rafael, referência em ensino e atendimento especializado para pessoas com deficiência visual. A vinda deles faz parte do projeto “Tecnologia para Acessibilidade aos Bens Culturais: audiodescrição da Casa dos Contos do Estado de Minas Gerais”, desenvolvido em parceria entre o TCEMG e a PUC-Minas, que visa promover a acessibilidade do acervo da Casa dos Contos pelos deficientes visuais, por meio do recurso da audiodescrição.

Os alunos e professores, todos com algum grau de deficiência visual, fizeram a avaliação piloto da audiodescrição feita pelos servidores do Tribunal. Enquanto percorriam o acervo da Casa dos Contos, eles ouviam a audiodescrição dos cenários e tocavam nas telas e paredes. Após a visita, estudantes e professores conversaram com as integrantes do projeto, a coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG, Renata Péret Motta, e as funcionárias da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Fabrícia de Oliveira e Débora Leal. Eles fizeram uma avaliação da audiodescrição, apontando possibilidades de melhorias no processo.

Um dos integrantes da equipe do Instituto São Rafael, o professor Juarez Martins, aprovou os trabalhos. “Achei a audiodescrição clara, narrada na velocidade ideal, com um tempo correto. O conteúdo é claro, coerente, e fica nítido para os deficientes visuais o que está sendo contado em cada parte”.

Casa dos Contos

A exposição Casa dos Contos foi lançada em 2015, durante inauguração do “Memorial Conselheiro Eduardo Carone”. Ela foi idealizada a partir da exposição homônima do Tribunal de Contas da União (TCU), que tem por curador o auditor federal do TCU, Anselmo Loschi Bessa. A narrativa histórica da exposição mostra as instituições antecedentes à criação do Tribunal de Contas no Brasil, órgão que assegura a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

 

Representantes do Instituto São Rafael fazem avaliação piloto do projeto de audiodescrição da Casa dos Contos

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: TCE MG