Comemorações pelos 122 anos de Belo Horizonte incluem city tours gratuitos

5

Belo Horizonte completa 122 anos no dia 12 de dezembro, mas as comemorações já começam nesta sexta-feira, dia 6. A Prefeitura de Belo Horizonte oferece à população, gratuitamente, a palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de história e gastronomia’, um passeio que começa no planejamento da nova capital de Minas Gerais e sua relação ímpar com a cultura gastronômica, até conquistar neste ano o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

 

E, no fim de semana, em uma iniciativa da Belotur, belo-horizontinos e turistas poderão conhecer vários atrativos turísticos da cidade por meio de city tours gratuitos guiados por profissionais do turismo. “É com muita alegria que iniciamos as comemorações do aniversário desta Belo Horizonte surpreendente, rica em cultura, história e na dona da síntese dos sabores e saberes de Minas Gerais. Parabéns, Belo Horizonte!”, diz Gilberto Castro, presidente da Belotur. 
 

 

Palestra Belo Horizonte: 122 anos de história e gastronomia

Na sexta-feira, dia 6, às 10h, acontece a palestra sobre a história de Belo Horizonte, ministrada pela guia de turismo e historiadora da Belotur Neuma Horta, e também sobre a gastronomia, que rendeu à capital mineira o título Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, ministrada por Ana Gabriela Baêta, gerente de Marketing Turístico da Belotur. Os convidados participarão de um café da manhã na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212).

 

Programação

 

9h30 – Café de boas vindas

10h – Palestras

11h30 – Término 

 

.

 

 

City Tour: Belo Horizonte Surpreendente

 

A Belotur promoverá quatro dias de city tours (7, 8, 14 e 15) gratuitos e abertos para o público geral. O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor à cidade, visando a valorização e fruição dos seus atrativos, bem como a preservação e difusão do patrimônio, tornando a cidade receptiva e hospitaleira. 

Durante os passeios, conduzidos por guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo, os participantes terão oportunidade de conhecer a história de diversos pontos turísticos da capital mineira, de acordo com o trajeto escolhido previamente. Cada visita tem duração média de 3 a 4 horas e contarão com experiências gastronômicas.

 

 

Roteiro City Tours (sábado, dia 7):

 

1 – Praça da Liberdade (Free Walking Tour parte da manhã)  

Horário: 9h às 12h

Ponto de Encontro: Coreto da Praça da Liberdade.

 

Trajeto:

9h – Encontro no Coreto da Praça da Liberdade 

9h15 – Visita guiada pela Praça da Liberdade 

10h – Experiência Gastronômica no Café do Memorial da Vale 1

11h – Visita guiada ao Memorial Minas Gerais Vale

12h – Término da visita Guiada

 

 

2 – Baixa Gastronomia (Free Walking Tour parte da tarde) 

Horário: 13h às 16h

Ponto de Encontro: em frente ao Café Nice

 

Trajeto:

13h – Experiência gastronômica no Café Nice 

13h45 – Experiência gastronômica no bar do Nonô – O Rei do Caldo de Mocotó 

15h – Experiência gastronômica no Café Palhares 

16h – Término do tour Baixa Gastronomia

 

 

Aniversário da cidade 
 

A programação cultural e turística gratuita de comemoração do aniversário de 122 anos da cidade será de 6 a 15 de dezembro. Shows, espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap, concertos e atividades de diversas linguagens artísticas ocuparão ruas, praças, espaços culturais municipais em todas as regionais da capital mineira com atrações artísticas mineiras e nacionais. Um dos destaques da programação é o show de Jorge Ben Jor, na Praça da Estação. Confira a programação.

Nas ações do turismo, além da palestra e dos city tours, destacam-se a inauguração da Árvore de Natal da cidade, novas lunetas para apreciação do espaço urbano na Lagoa da Pampulha e o lançamento do projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha. 

 

 

Serviço  

Palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de História e Gastronomia’ 

Data: 6/12, às 10h

Local: Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1212)

.

 

City Tours: Belo Horizonte Surpreendente

Data: Sábado (7/12)

– Praça da Liberdade (Free Walking Tour parte da manhã) – Horário: 9h às 12h – Ponto de Encontro: Coreto da Praça da Liberdade.

 

– Baixa Gastronomia (Free Walking Tour parte da tarde) – Horário: 13h às 16h – Ponto de Encontro: em frente ao Café Nice

 

Fonte: Prefeitura Municipal de BH