Ladrões roubam medalha de Karl Marx de museu na Alemanha

8
source
Stasi Museum arrow-options
Reprodução

Museu da Polícia Secreta da Alemanha Oriental, conhecida como Stasi, foi furtado no último domingo.

Uma semana depois de um assalto milionário ao Museu de Dresden, na Alemanha, outro estabelecimento foi vítima de ladrões no último domingo (1º). Desta vez, o alvo dos criminosos foi o museu da Polícia Secreta da Alemanha Oriental, o Stasi Museum . Entre os itens furtados está uma réplica de uma medalha da Ordem de Karl Marx.

Leia também: Professor é encontrado morto após ser atingido por cadeira atirada por aluno

Além da medalha de Karl Marx , os ladrões roubaram uma medalha da Ordem de Lênin,  outra de Herói da União Soviética e mais cinco medalhas. Depois disso, os criminosos foram para outro andar do prédio e roubaram joias do escritório de um ex-chefe do Stasi. Entretanto, segundo o jornal inglês The Guardian , apenas um dos itens era original.

Apesar das perdas, o diretor do museu, Jörg Drieselmann, afirmou que o valor do material roubado não é preocupante e disse que esperava que os ladrões soubessem que o local não abrigava nenhum tesouro. Segundo Drieselmann, as peças só tem valor para colecionadores de itens da Alemanha Oriental .

A coleção de joias roubadas era composta por um par de brincos, pedras preciosas, dois relógios de ouro e um anel de pérolas. A maioria dos itens foi confiscada de pessoas que tentavam atravessar o muro de Berlim . Após a queda, os bens foram devolvidos às famílias de origem e aqueles cujos donos não foram encontrados ficaram em posse do museu .

Fonte: IG Mundo