Curitibinhas lançam livro sobre importância da preservação dos rios

8
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou do lançamento do livro. Curitiba, 21/11/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Conscientes do seu papel na preservação ambiental, estudantes de 19 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Regional Santa Felicidade reuniram em um livro o que aprenderam sobre os rios que passam na região. A publicação, com poesias, histórias em quadrinhos e desenhos feitos por crianças de 4 a 12 anos, foi lançada na noite de quinta-feira (21/11), no Clube Três Marias.

Mais de 400 pessoas lotaram o salão do clube para prestigiar o evento que encerrou a terceira edição do projeto Parceiros em Busca de Uma Santa Felicidade – Rio que te quero Rindo. Além do livro, o evento teve exposição de trabalhos dos alunos, apresentação de teatro com os estudantes da Escola Municipal Walter Hoerner, e fotografias que revelam o olhar das crianças sobre o bairro Santa Felicidade.

O prefeito em exercício Eduardo Pimentel destacou a importância do projeto que sensibiliza crianças e suas famílias. “Essas crianças estão garantindo o futuro da cidade”, disse Pimentel. “Tenho a certeza de que cada mãe e cada pai estão com muito orgulho ao ver o livro tão bem feito, que retrata a grandiosidade deste projeto que projete os rios e a nossa água”, disse o prefeito.

A capa do livro, ilustrada com o desenho de Jennifer Lara Schraier, 5 anos, da turma do pré do CMEI Conjunto Piquiri, evidencia o que as crianças aprenderam ao longo do projeto.

“Um rio com saúde tem peixes, sapos, plantas bonitas, árvores e sol. Um rio com lixo que as pessoas jogam não consegue viver”, disse Jennifer.

A garota levou um fã-clube da família para prestigiar o seu trabalho. Os pais, Eliane Broday e Jefferson Schraier, ficaram surpresos ao acompanhar o quanto a filha se envolveu nas atividades do projeto. “Ela nos incentivou em ações de reciclagem. Produzimos maquetes e conversamos em casa sobre o assunto", conta Eliane.

Propostas pedagógicas

Parte das maquetes, cartazes, personagens e outros materiais produzidos pelos estudantes foi aproveitada para decorar o salão do clube.

“É um dia de orgulho porque nossas famílias estão vendo tudo o que a gente fez para aprender a proteger os rios”, disse Lindsay Godinho Porto, 9 anos, da escola  João Stival.

A história em quadrinhos criada pela garota foi um dos trabalhos selecionados para o livro. Também estão registrados na publicação, desenho e texto dos estudantes Eduardo Alexandre Rodrigues, 10 anos e Gustavo Ramos da Silva, 12 anos, da mesma escola.

Rio que te Quero Rindo

O projeto promove a aprendizagem de educação ambiental a partir dos cursos de água existentes na regional. Neste ano, teve a participação de mais de 1.800 crianças e estudantes de 9 escolas e 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da regional.

As turmas realizaram a observação sobre as condições dos rios Mossunguê, Cascatinha, Uvu e Wolff, do Ribeirão do Mueller e do Córrego São Braz, que estão entre os cursos de água que integram as bacias dos rios Barigui e Passaúna, mananciais para abastecimento de água em Curitiba e na região metropolitana.

Participaram do lançamento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, que destacou a importância das parcerias para a realização do projeto. Entre elas a Gráfica Helograf que, assim como nas duas outras edições, imprimiu gratuitamente dois mil exemplares do livro. Eles serão distribuídos aos estudantes.

Unidades participantes do projeto

CMEI Butiatuvinha
CMEI Conjunto Montiverdi
CMEI Conjunto Piquiri
CMEI Dinalva Tulio
CMEI Giovanna Serenato Panichi
CMEI Jardim Saturno
CMEI Nelson Buffara
CMEI Professora Maria Viezzer Hermann
CMEI São Braz
CMEI São João
CMEI União das Vilas
Escola Municipal CEI Júlio Moreira
Escola Municipal CEI Pedro Dallabona
Escola Municipal CEI Raoul Wallenberg
Escola Municipal dos Vinhedos
Escola Municipal Paranaguá
Escola Municipal Sônia Maria Coimbra Kenski
Escola Municipal Vereador Joao Stival
Escola Municipal Walter Hoerner

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba - PR