Sarau “Viva Zumbi” na Biblioteca homenageia herói negro por meio da literatura

4
source

O Sarau “Viva Zumbi” vai relembrar e homenagear o herói da resistência negra Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira (20), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim. O evento tem entrada franca e faz parte da programação da Semana da Consciência Negra do local, por meio do projeto Viagem pela Literatura.

No sarau, a atriz e poeta Suely Bispo vai apresentar a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares por meio de expressivos nomes da literatura afrobrasileira, como Castro Alves, Solano Trindade, Oliveira Silveira, Abdias Nascimento, Éle Semog e Antônio Heliton de Santana.

Bispo explica que a ideia é traçar um histórico da presença heroica de Zumbi dos Palmares na literatura, como símbolo da resistência, com poesia e música referentes ao tema.

Dia da Consciência Negra

O Sarau Poético “Viva Zumbi” ocorre no Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, data que faz referência ao dia da morte do líder, que ocorreu em 1695. Hoje, a data tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Serviço
Sarau Poético Viva Zumbi com a poeta e atriz Suely Bispo
Quando: 20 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória ES