USP: Biblioteca Brasiliana promove análise de obra do Vestibular 2020

4
source

Na próxima quinta-feira (21), às 17h, será realizada a última sessão deste ano do Encontros Literários BBM no Vestibular, que oferece palestras gratuitas sobre as obras que integram a lista de livros obrigatórios para o exame da Fuvest 2020. A análise será de “Mayombe”, do escritor angolano Pepetela.

Vale lembrar que a prova da primeira fase do processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo será aplicada no próximo domingo (24). O projeto BBM no Vestibular da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) nasceu em 2017, com o objetivo de aproximar os vestibulandos das obras literárias.

Encontros

A iniciativa está baseada na convicção de que a USP deve estreitar os laços com a sociedade para quebrar barreiras entre o grande público e o universo científico e acadêmico. Em 2019, o projeto cresceu e passou a desenvolver encontros mensais de análises literárias em parceria com o Cursinho Popular Clarice Lispector (CPCL).

Ao todo, nove palestras e bate-papos com o público destacam as obras que fazem parte da lista de livros obrigatórios do Vestibular 2020. Ao propagar o espaço da biblioteca como um local de vivências literárias, o projeto busca despertar o leitor existente em cada jovem, para que ampliem as diversas formas de ler o mundo e, dessa forma, percebam o encanto que a leitura pode proporcionar.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin preservou um acervo único sobre a história e a literatura brasileira. No site da biblioteca, o projeto BBM no Vestibular disponibiliza aos vestibulandos textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a Fuvest e videoaulas ministradas por grandes especialistas para aproximar o jovem da literatura brasileira e da universidade.

Fonte: Governo de SP