Habitação: Dr. Xavier lidera comissão de moradores que teme sofrer desocupação judicial no Amperco

7
span style”color: rgb(34, 34, 34) font-family: arial, helvetica, sans-serif font-size: 14px”>Grupo de moradores foi recebido pelo presidente da Secretaria de Habitação, Air Praeiro, que garantiu instituir providências nesta segunda-feira para iniciaro processo deregularização fundiária urbana da área ocupada, sem que isto ocasione qualquer tipo de transtorno aos habitantes do bairro e ao meio-ambiente, em si

O vereador Dr. Xavier participou hoje (7) cedo de reunião na Secretaria Municipal de Habitação de Cuiabá-MT, quando liderou grupo derepresentantes do bairro Amperco, acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores, Juscelino Campos. O objetivo dessa visita foi reivindicar a permanência dos comunitáriosque residem na Avenida Sinop (Amperco), espaço oficialmente reconhecido como área verde. São 80 famílias ameaçadas de despejo pela Justiça, informou o parlamentar, sob a alegação de que a ocupação trouxeprejuízos ao meio ambiente. Dr. Xavier entende que é possível administrar uma solução que contemple os dois lados, ou seja: não retirar o lar de quem tem apenas um teto, e, ao mesmo tempo, garantir a proteção ambiental. Pontos que a comissão de moradores aprovaintegralmente.

“Antes de mais nada, éum problema social: essas 80 famílias não têm para onde ir. Estão à espera de que a Justiça se pronuncie favoravelmente a elas, não suprimindo o direito de permanecer nos imóveis que construíram com tanta dificuldade. Mesmo porque, se acaso forem retirados de lá, não terão condições de montar uma nova estrutura familiar para abrigar seus entes queridos. São pessoas humildes, trabalhadoras, e que merecem, com certeza, total atenção do Poder Público. Nessa linha, agendamos reunião com o presidente da Secretaria de Habitação para aprofundar as discussões a respeito da implementação deregularização fundiária na referida área. O saldo da audiência foi excelente, a meu ver, pois mais uma vez o secretário Air Praeiro sinalizou total disposição de ajudar, prontificando-se a ultimar providências relativas ao processo de regularização fundiária já a partir desta segunda-feira, quando os técnicos da Habitação irão ao Amperco”.

O presidente da Associação de Moradores, Juscelino Campos, afirmou que o encontro foi mesmo a contento da expectativa geral dos moradores da Avenida Sinop (Amperco). “O presidente Praeiro nos instruiu a providenciar toda a documentação que constará da fase inicial da regularização fundiária urbana. Suas palavras tranquilizaram a comunidade, posto que muitos estavam preocupados em perder suas casas de uma hora para outra, segundo é praxe nessas ações de desocupação judicial. Felizmente, ganhamos mais algum tempo, e creio que tudo será resolvido brevemente. Agradecemos ao vereador Dr. Xavier por estar sempre nos assistindo, e também agradecemos à Secretaria de Habitação por essaacolhida, de claro tom esperançoso”.

João Carlos de Queiroz – Assessoria Vereador Dr. Xavier