Prefeitura promove alerta sobre a sífilis na Estação Central do metrô no dia 23

7

Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro,, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, às 9h30, uma ação de mobilização na Estação Central do metrô como parte das ações promovidas até o dia 25 para alertar a população sobre a importância de se ter um diagnóstico precoce da sífilis, tanto da adquirida quanto da congênita. A ação também vai abordar questões como tratamento e prevenção. Na quinta-feira, dia 24, o trabalho será nas proximidades da Rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17, Centro, 3° andar).

 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e pode ser transmitida também da mãe para o bebê durante a gestação ou parto. O uso do preservativo é ainda a maneira mais segura de se evitar a transmissão sexual.

 

Em Belo Horizonte, a Prefeitura distribui, mensalmente, nas unidades de saúde, cerca de 700 mil preservativos. Os exames e teste rápidos para diagnóstico da sífilis estão disponíveis nos 152 Centros de Saúde e também nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento da capital: um no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e outro no Centro (rua Saturnino de Brito, 17 – 3º andar). A doença tem cura e o tratamento é ofertado nas unidades de saúde da capital.

 

Quanto mais precoce forem o diagnóstico e o início do tratamento, menores as possibilidades de adoecimento e de transmissão da doença para outras pessoas, especialmente durante a gestação.

 

 

Cronograma de ações

  • De 21 a 25 de outubro, das 8h às 17h

Intensificação da oferta de teste rápido nos Centros de Testagem e Unidades de Referência.

 

– Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar

– Rua Joaquim Felício, 141 – Sagrada Família

– Rua Paraíba, 890 – Funcionários

– Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 – Santa Efigênia

 

  • Dia 23 de outubro, às 9h30

Ação de mobilização na estação Central do Metrô.

 

  • Dia 24 de outubro, às 9h

Ação de mobilização próximo à Rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar).

Fonte: Prefeitura Municipal de BH