Palestras de diretor-geral e de coordenador do TCEMG enceram VI Jornada de Contabilidade Pública

13

18/10/2019

O diretor-geral do TCEMG encerrou a manhã de palestras da Jornada (Foto: Thiago Rios Gomes)

O diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Marconi Braga, e coordenador de Análise de Contas de Governo Municipais, José Clemente Ferreira, ministraram hoje, 18/10/2019, as palestras que encerraram a manhã da VI Jornada de Contabilidade Pública. A Jornada de Contabilidade, aberta na quarta-feira, 16/10, no auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas, discutiu, durante esses três dias, temas relevantes no atual cenário político e financeiro com contadores, auxiliares contábeis, estudantes de contabilidade e servidores públicos em geral.

Coube ao coordenador de Análise de Contas de Governo Municipais do TCEMG, José Clemente Ferreira, falar sobre o Relatório de Controle Interno das Contas do Poder Executivo: Principais Erros e Equívocos. O coordenador destacou que o Controle Interno é responsabilidade de todos dentro da Instituição. “É preciso estabelecer formas de controle que assegurem que as instituições cumpram a finalidade para as quais foram criadas”, afirmou.

O diretor-geral do TCE (Foto: Thiago Rios)A última palestra da manhã foi ministrada pelo diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marconi Braga, que abordou o tema Controle com Desenvolvimento na Administração Pública: Tópicos Relevantes na Relação do TCEMG e os Municípios. O diretor-geral ressaltou que diante à atual crise financeira “os tribunais de contas estão procurando conciliar as ações de fiscalização com as ações pedagógicas”. Marconi contou que atualmente o caminho é “educar, fiscalizar para depois punir. É necessário fomentar o desenvolvimento nos municípios, concomitantemente às fiscalizações que os tribunais já realizam”.

O contexto da implantação dos procedimentos contábeis patrimoniais aplicado à realidade municipal e Gestão e Transparência – Relatório Contábil de Propósito Geral sãos os temas das palestras que irão encerrar a VI Jornada de Contabilidade Pública

Acesse o Flickr do TCEMG com as fotos da VI Jornada de Contabilidade 

O coordenador José Clemente ressaltou que o controle é responsabilidade de todos (Foto: Thiago Rios Gomes)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Fonte: TCE MG