Ioga, disciplina e celibato: conheça o monge indiano que diz ter 123 anos

18
source
Monge arrow-options
Reprodução

Monge foi parado em aeroporto de Abu Dhabi e posou para fotos com funcionários

123 anos. Esta é a idade que o monge Swami Sivananda alega ter. A história, que acabou viralizando nas redes sociais, ganhou os holofotes nesta semana após ele ser parado por funcionários do Aeroporto de Abu Dhabi, localizado nos Emirados Árabes Unidos, e chocar a todos com as informações contidas em seu passaporte.

Leia também: Caso bizarro no Rio: corpo de jovem é encontrado no quintal da casa do namorado

Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, a equipe da companhia aérea que levaria Swami de Calcutá, na Índia, até Londres, onde ele participaria de um evento, ficou impressionada com a data de nascimento presente nos documentos do monge : 08 de agosto de 1896.

Caso a informação seja verdadeira, ele se tornaria a pessoa mais velha da história, superando os 122 anos e 164 dias da francesa Jeanne Louise Calment, morta em 1997. Atualmente, o recorde de pessoa mais velha do mundo ainda viva, feito que é reconhecido pelo ‘Guiness Book’, pertence a japonesa Kane Tanaka, que tem 116 anos e 278 dias.

Ioga, disciplina e celibato

Monge arrow-options
Reprodução/Gulf News

Segundo Swami, ele segue uma vida saúdavel e celibatária

Swami perdeu os pais antes de completar seis anos e acabou sendo adotado por um guru espiritual que viajava por diversas cidades da Índia e se estabeleceu em Varanasi. E foi exatamente neste local que o registro de nascimento dele foi feito, o que acaba trazendo alguma dúvida sobre sua idade real.

O que é certo, como aponta a publicação, é que o monge aparenta ter bem menos idade do que afirma ter. Tal jovialidade é atribuída por ele a uma ‘trinca da saúde’: ioga , disciplina e celibato .

“Levo uma vida bastante simples e disciplinada. Como coisas leves, evito coisas sofisticadas e tenho um estilo sem extravagâncias. Na minha infância, cheguei a dormir diversas noites com fome. Então, sei o valor de cada alimento”, disse Swami em 2016, quando virou notícia pelo complemento de seu 120° aniversário.

Leia também: Mulher mata os dois filhos adolescentes por estrangulamento

Na ocasião, ele revelou que tenta confirmar sua idade junto ao Guiness, para poder ser reconhecido como a pessoa mais velha do mundo, mas que ainda não teve sucesso devido a dificuldade de comprovar seus dados pessoais.

Nascido na era pré-colonial da Índia , quando o país ainda não contava com eletricidade, carros ou telefones, ele disse que não se entusiasma com tecnologias e que as pessoas do passado sabiam viver melhor com menos: “hoje, as pessoas são infelizes, pouco saudáveis e começaram a ser mais e mais desonestas. Isso me deixa muito triste, porque eu queria que todos pudessem ser felizes e ter uma vida saudável e pacífica”.

Fonte: IG CURIOSIDADES