Feminicídio e violência contra a mulher pautam edição da semana

9

MP RespondeDe acordo com o Anuário da Violência de 2019, divulgado nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios no Brasil aumentou entre 2017 e 2018, passando de 1.151 casos para 1.206, uma alta de 4%. No Paraná, o índice subiu ainda mais: 47,7% (51 mortes em 2017 e 61 em 2018). Também impressiona o número de registros de lesão corporal dolosa relacionada a violência doméstica nesse período, totalizando 263.067 casos (um a cada dois minutos).

A propósito desses dados, o MP Reponde desta semana traz questões sobre feminicídio e violência contra a mulher. Quem esclarece as dúvidas é a promotora de Justiça Ticiane Louise Santa Pereira, do Ministério Público do Paraná.

– O que é o crime de feminicídio?

– Como a gente pode perceber que uma mulher é vítima de violência doméstica, já que muitas vezes a vítima tem medo de contar?

Serviço à população e às rádios – O MP Responde é um produto de comunicação no formato de spot de rádio. Em aproximadamente um minuto, procuradores e promotores de Justiça do MPPR respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer emissora interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: mpnoradio@mppr.mp.br ou o telefone (41) 3250-4469.

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Edições anteriores:

– O que é prisão em flagrante?

– O que são prisões temporárias e preventivas?

– A quem posso denunciar a demolição de uma construção de valor histórico?

– Posso procurar o Ministério Público para noticiar um crime ambiental?

– A quem posso denunciar a demolição de uma construção de valor histórico?

– Posso procurar o Ministério Público para noticiar um crime ambiental?

Todas as edições

Fonte: Ministério Publico do Paraná