Balé Guaíra apresenta o projeto Plataforma Novos Criadores

7

O Balé Teatro Guaíra apresenta na nesta terça e quarta-feira (20 e 22) o projeto Plataforma Novos Criadores, em que bailarinos da companhia são convidados a criar coreografias inéditas, oportunizando o desenvolvimento de novas habilidades. Nesta edição foram selecionados dois trabalhos: Peixe Solúvel, de João Bicalho, e Call Me Irresponsible, de Vitor Rosa. A entrada é gratuita e o formato da apresentação é o Guairão do Avesso, com a plateia no palco.

O público vai assistir aos espetáculos no próprio palco do Guairão. Uma pequena arquibancada para 100 pessoas será montada e a plateia vai compartilhar o espaço com os bailarinos. A ideia é aproximar público e bailarinos a partir de uma apresentação de dança contemporânea, criando um ambiente mais intimista.

João Bicalho, um dos criadores, conta que a experiência é uma oportunidade de o bailarino vivenciar outras funções dentro da companhia. A coreografia criada por ele é inspirada no escritor francês André Breton, um dos precursores do movimento surrealista. “No mundo simbólico, torna-se possível o que no mundo material é impossível. E o ser humano, com seus sonhos e os devaneios, pode acessar essas impossibilidades que, no entanto, dão sentido completo a muitas realidades que, de outra forma, seriam insípidas ou absurdas”, diz.

O outro coreógrafo será o bailarino Vitor Rosas, que produziu o trabalho Call Me Irresponsible. “O projeto expõe a imagem de linhas de produção que transformam matéria em descarte. A lógica de mercado que explora os corpos até sua overdose é representada por uma esteira que nunca para. A estrutura da esteira empurra seus componentes/participantes para um solo não fértil, um futuro insustentável, o completo descarte”, explica.

Serviço
Plataforma Novos Criadores Balé Teatro Guaíra
Dias 20 e 21, terça e quarta-feira, às 20h
Palco do Guairão

Peixe Solúvel
Direção/Coreografia: João Bicalho

Call Me Irresponsible
Direção/Coreografia: Vitor Rosa
(O espetáculo contém cenas de nudez parcial feminina)

Entrada pela portaria da Amintas de Barros. Subir o primeiro lance de escada, entrada lateral do palco do Guairão.
A capacidade de 100 pessoas por apresentação, por ordem de chegada. A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do espetáculo.
Entrada gratuita

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Fonte: Governo do Paraná