Seplag finaliza ciclo de treinamento em Gestão de Documentos

7

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encerrou nesta segunda-feira (12.08) o ciclo de treinamento em Gestão de Documentos. Ao todo, 148 servidores da pasta responsáveis pelo registro, instrução, tramitação e arquivo de documentos foram capacitados.

O treinamento foi iniciado em maio deste ano e direcionado para todas as áreas da Secretaria. A estratégia foi adotada para atender as particularidades de cada setor, bem como dos assuntos e prazos dos documentos produzidos.

A ação faz parte da política de Gestão de Documentos do Estado e foi ministrada pelas Coordenadorias de Arquivo e de Protocolo, unidades ligadas à Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag.

“O curso é mais uma das ações da pasta no intuito de modernizar e trazer mais eficiência à administração pública”, ressaltou a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Eliane Albuquerque, ao acrescentar que os objetivos da qualificação também foram melhorar a transparência das ações governamentais e aprimorar a eficiência na execução dos processos de trabalho referentes à gestão de documentos.

O treinamento foi dividido em 11 turmas e abordou entre os temas a execução correta dos procedimentos de registro, tramitação e manuseio dos documentos oficiais, bem como a instrução dos processos e arquivamento dos documentos nas fases corrente, intermediária e permanente, e a eliminação de documentos públicos.  Aliado a isso, a Coordenadoria Arquivista fez visitas técnicas para conhecer os acervos sob custódia das unidades e ajudar com o início dos trabalhos de organização.

“O treinamento em gestão de documentos visa não só tratar o passivo do acervo que existe na Seplag, mas implementar a política desse trabalho na rotina das unidades de negócio. Dessa forma, o acesso a informação será mais eficaz e a gestão documental iniciará na produção do documento”, comentou a Coordenadora Arquivista, Joana D’arc.

Segundo ela, nas visitas às unidades foi constatado que alguns setores já estão organizando documentos e descartando arquivos corretamente, liberando espaços em seus acervos. A ideia é que esse treinamento ocorra na Seplag duas vezes ao ano.

Para a coordenadora de Protocolo, Helena Lazarini, antes mesmo de encerrar o treinamento percebeu uma movimentação positiva entre os servidores. “Percebo os servidores mais predispostos para classificar o assunto dos processos e temos recebido ligações de outras secretarias do governo para tirar dúvidas”, disse. “A capacitação superou as minhas expectativas. Estamos todos muito contentes com o resultado alcançado”, acrescentou Lazarini.

Documento é Patrimônio

Outra medida adotada pelas Coordenadorias de Arquivo e de Protocolo para massificar a importância do cuidado específico com as documentações é a campanha “Documento é Patrimônio”, lançada na última semana, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Seplag.

Através dela, semanalmente serão enviados lembretes para todos os servidores da Secretaria com o objetivo de solucionar problemas do dia a dia como extravios, guarda incorreta que origina a falta de espaço físico e dificuldades para localizar documentos arquivados.

GOV MT