Comissão Mista do Certificado de Responsabilidade 2019 social recebe primeiro balanço

14

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão Mista de Responsabilidade Social do Estado de Mato Grosso recebeu na manhã dessa sexta-feira (19), o primeiro relatório do balanço de todas as empresas participantes da edição 2019. Hoje, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRM-MT) entregou o balanço referente ao exercício de 2018.

“Após fechar o exercício, eu monto todas as peças e deixo pronto para entregar os dados para a Comissão Mista. Isso facilita o trabalho de todos”, disse a contadora do CRC, Ediane Esteves de Carvalho Pascoalino.

O edital para a participação de empresas na Certificação de Responsabilidade Social 2019 foi lançado no dia 15 deste mês, e na próxima segunda-feira (22) acontece uma reunião entre os membros que compõe o grupo de trabalho para tratar de assuntos referentes ao calendário de análise das inscrições.

“Ainda não definimos o horário, mas o evento de entrega do certificado será no dia 14 de janeiro de 2020”, disse um dos membros, Washington Braga Costa.

A Assembleia Legislativa, com a promulgação da Lei 7.687 de 25/06/2002, criou o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso,com o objetivo de promover o reconhecimento público das instituições, empresas, órgãos públicos e Organizações Sociais de Interesse Público (Oscips).

“Seguindo o calendário, no dia 30 de agosto se encerra o prazo para a entrega do balanço e relatório sociais dos pleiteantes à certificação. Também lembramos as empresas que no dia 10 de setembro acontece a segunda reunião da comissão mista para a distribuição dos balanços edição 2019”, afirmou Braga.

Entende-se por Balanço Social o documento pelo qual as empresas e demais entidades apresentam dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o exercício de 2018, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.

“A avaliação dos balanços vai acontecer no dia 1º de outubro, durante a terceira reunião, e consequentemente, encerraremos com a sessão especial para a entrega do certificado em 14 de janeiro de 2020”, destacou Wahington.

Fonte: ALMT