Curso de gestantes ensinou melhores práticas na gravidez para usuárias do Cras São José

8

Durante cerca de dois meses, gestantes que frequentam o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Conjunto São José participaram de um curso sobre o período da gravidez e todo o processo que culmina com o parto, cuja programação se encerrou nesta quinta-feira (16). Foram oito encontros ministrados por profissionais, entre enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, que palestraram sobre aleitamento materno, alimentação adequada durante a gestação, controle e atenção à respiração e parto humanizado, além de outros ensinamentos para cuidar da saúde das mães e prepará-las para o momento de dar à luz.  

Organizado pela coordenação e equipe técnica do Cras São José, o curso tinha como foco dar uma atenção especial e esclarecimentos necessários às mamães de primeira ou segundas viagens, a fim de que a fase de gestação do bebê e seu nascimento ocorram de forma tranquila e confortável para a parturiente e a criança.

Mãe pela terceira vez, Rosângela Santos Correia, que está com sete meses de gestação, conta que, com as palestras, adquiriu conhecimentos que não tinha antes, quando engravidou dos outros dois filhos. “Apesar de já ser mãe, aprendi coisas que não sabia ainda, como a melhor forma de respirar na hora de ter o neném, evitando ficar ofegante ao adotar um ritmo compassado para a entrada e saída do ar”, compartilha a gestante.

Outra descoberta para Rosângela foi duração do período de amamentação: “Eu sabia que nossos filhos precisam mamar até os seis meses. Mas aprendi que o ideal é até os dois anos de idade”.   

Com os conceitos assimilados por meio do curso, as mulheres do Cras São José poderão vivenciar um parto e pós-parto mais consciente e próximo a seus filhos, criando as condições apropriadas para a formação de um relacionamento saudável e um vínculo sólido entre mãe e bebê.