Aprenda a fazer as unhas do pé em casa com 9 passos e economize na pedicure

7

Women's Health

Certas coisas na vida são melhores quando tratadas por profissionais: encanamento, tatuagens e – até recentemente – suas unhas. Sim, aquelas cadeiras de salão realmente parecem ser muito boas. Mas quando o dinheiro está apertado, você tem que admitir que fazer as unhas do pé em casa é uma boa opção.

Leia também: Saiba como deixar suas unhas fracas muito mais saud áveis com dicas simples


Fazer as unhas do pé em casa
shutterstock

Fazer as unhas do pé em casa pode ser uma forma de economizar, mas é preciso aprender alguns cuidados de pedicure


Felizmente, não é tão difícil bancar uma pedicure em casa. Abaixo, três especialistas entregam o passo a passo para cuidar das unhas do pé em casa!

1. Separe o seu material

“Você vai precisar de um pequeno arsenal para fazer as unhas do seu pé em casa”, diz Jin Soon Choi, manicure e dona de um spa em Nova York, Estados Unidos. Pode parecer muito, mas você encontra a maioria dos itens em uma farmácia e eles vão durar por anos.

Veja o que você precisa para o seu kit:

  • Removedor de esmalte
  • Cortador de unha
  • Lixa de unhas
  • Polidor de unhas
  • Empurrador de cutícula
  • Alicate de unha
  • Cotonetes e bolas de algodão
  • Palitinhos de madeira
  • Óleo de cutícula
  • Creme para amolecer cutícula
  • Creme para esfoliação
  • Lixa ou pedra para pés
  • Creme hidratante para pés
  • Separador de dedod
  • Base para unhas
  • Esmalte
  • Extra brilho
  • Óleo secante

2. Livre-se daquele esmalte velho

Pegue um removedor suave – Choi recomenda um sem acetona, já que este composto enfraquece e seca as unhas. “Então, molhe um pouco de algodão e passe sobre as unhas dos pés para tirar o esmalte velho, detritos, acúmulo e óleos naturais das unhas”, diz a especialista Lauren Berkovitz, fundadora da Lauren B. Beauty, nos Estados Unidos.

3. Mergulhe seus pés

“Encha uma bacia com água morna e mergulhe seus pés lá por cerca de 15 minutos”, Choi aconselha.

Para tornar a experiência mais semelhante a um spa, adicione uma tampa de vinagre branco destilado (para limpar e tonificar), algumas gotas de óleo de melaleuca (para banir as bactérias fedidas) ou algumas colheres de sopa de sais de Epsom (para ajudar com os pés doloridos).

“Você também pode colocar algumas fatias de limão, que podem ajudar a suavizar suas cutículas e calos e higienizar os pés”, diz Amy Ling Lin, proprietário do estúdio de unhas de Nova York, Estados Unidos. 

4. Dê forma às unhas

Depois de uma boa imersão, gentilmente seque seus pés com uma toalha. Espere cerca de cinco minutos para permitir que suas unhas, suavizadas pela água, sequem totalmente e endureçam antes de partir para a lixa, o alicate e o polidor.

Depois de cortar as unhas no comprimento desejado, modele os cantos e as bordas com a lixa antes de tirar as pelinhas usando o alicate. Quando terminar, faça um polimento suave das unhas para suavizá-las e evitar uma aparência desigual do seu esmalte.

Leia também: Unhas amendoadas são tendência de manicure; veja 5 ideias para se inspirar

5. Hora do óleo

Aplique um creme para cutículas ao redor de suas unhas e, com um empurrador de metal, empurre-as para trás. Se você está confiante, vá em frente e remova a pele solta em torno de suas cutículas com o alicate. Mas, se não está confortável, Choi afirma que você não tem que se preocupar com isso.

Então, independentemente se você retirar ou não, aplique óleo de cutícula na pele ao redor das unhas. Isso ajudará a evitar danos, além de auxiliar que seu trabalho dure mais tempo.

6. Remova a pele morta

Agora que suas unhas estão praticamente prontas para alguma cor, dedique alguns momentos para colocar seus pés em forma também. Depois de mergulhá-los na água mais uma vez, passe uma lixa ou pedra de pé pelos calcanhares, solas e laterais para se livrar de toda a pele morta e calos.

Então, com um esfoliante, massageie seus pés, tornozelos e panturrilhas. Quando terminar, enxágue com água morna, certificando-se de que não haja resíduos nas cutículas ou entre os dedos dos pés, e seque com a toalha.

7. Hidrate

Você vai querer hidratar seus pés e panturrilhas com um creme para repor a umidade. “Mas tenha certeza que não é muito gorduroso”, diz Choi. “Um produto desse tipo deixará óleo nas unhas dos pés, tornando mais difícil de pintar”.

8. Pinte suas unhas

Limpe suas unhas e cutículas com um algodão embebido em removedor para remover quaisquer óleos restantes. Antes de começar a passar o esmalte , Choi recomenda usar um separador de dedos ou uma toalha de papel torcida entre os dedos para evitar manchas.

Apoie o pé em uma cadeira ou até mesmo no vaso sanitário e, com pinceladas suaves, use a base para criar a primeira camada que ajudará a deixar as unhas mais lisinhas para o esmalte. “Tome cuidado em cobrir toda a unha”, diz Lin.

Em seguida, aplique seu esmalte. “Passe camadas finas e uniformes”, diz Berkovitz. Isso porque assim elas duram mais do que as grossas. Para reduzir a chance de se sujar muito, Choi recomenda pintar o meio da unha primeiro. “Isso criará diretrizes para o resto da unha”, explica ela. Isso permitirá que você conecte facilmente os lados pintados da unha à faixa intermediária.

Quando estiver satisfeita com a pintura, dê uma segunda demão fina. Espere alguns minutos para o esmalte secar um pouco e, em seguida, aplique o extra-brilho.

E se você está ansiosa para secar a tinta, Choi recomenda aplicar gotas de óleo secante. Caso contrário, seja paciente! As unhas do pé levam mais tempo do que você pensa para secar.

9. Limpe qualquer mancha

Não se preocupe se você tiver um pouco de esmalte nas cutículas. Este passo lhe dará a aparência de uma pintura perfeita. Choi recomenda usar um cotonete ou palitinho de madeira com um pouco de algodão enrolado na ponta. Mergulhe-o no removedor de esmalte e limpe as laterais de cada uma das unhas do pé . Pronto!