Oficinas e palestras capacitam coordenadores do PDI

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Os produtos de tecnologia da informação, criados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para auxiliar prefeitos e vereadores a melhorar a qualidade geral da administração pública, foram apresentados aos participantes do workshop sobre o PDI 2019, realizado nesta quarta-feira (13.03), na Escola Superior de Contas em Cuiabá. Os representantes de 23 municípios adesos ao PDI participaram de uma série de palestras e oficinas para que pudessem conhecer em detalhes tudo o que envolve o PDI e seus seis projetos.

A secretária-chefe da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) do TCE e responsável pela coordenação do PDI e do evento, Naíse Silva Freire, que atuou como mediadora na roda de interação com os facilitadores da UFMT, ao fazer um balanço do workshop, destacou a importância dos gerentes e coordenadores do planejamento estratégico nos municípios adesos ao programa conhecerem as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo TCE-MT e seu funcionamento.

“O Tribunal oferece uma série de produtos e serviços como Diário Oficial de Contas, Plenário Virtual, Protocolo Virtual, Portal de Serviços dos Jurisdicionados, os sistemas GPE Cidadão, GeoObras, Radar de Controle Público. São ferramentas fantásticas, que facilitam, agilizam e otimizam a gestão aumentando a eficiência, reduzindo custos, eliminando riscos de falhas e desperdícios. Além disso, oferecem informações úteis que permitem um controle fino de toda a administração, desde o planejamento à execução orçamentária, do acompanhamento e cumprimento de metas do Planejamento Estratégico ao fechamento, entrega e publicação dos balanços. Os gestores das prefeituras adesas ao PDI só precisam conhecer bem e utilizar estes recursos no seu dia a dia”, pontou a secretária da SAUG/TCE-MT.

Oficinas e Palestras

Na programação do workshop, que durou toda a manhã e a tarde, foram oferecidas aos presentes, palestras e oficinas divididas entre Planejamento Estratégico e Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã.
Na área de planejamento estratégico, foram abordados aspectos gerais do Projeto 1: “Apoio ao Planejamento Estratégico”, apresentado pelo auditor externo, José Marcelo Perez; detalhes do Projeto 3 – “Orientação por meio de Cursos Presenciais e Distância”, apresentado pela vice-diretora da Escola de Contas, Esther de Mello Menezes; do Projeto 4 – “Controle Gerencial de obras Públicas e o uso do Sistema Geobras”, sob responsabilidade do auditor externo Emerson Augusto de Campos; e do Projeto 5, “Modernização Institucional”, com o auditor público externo do TCE, Natel Laudo da Silva.

Já nas áreas do Projeto 2 do PDI, as palestras e oficinas abordaram temas como “Conhecendo as Ações do Projeto 2: Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã para 2019”, apresentado por Cassyra Vuolo, secretária chefe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI/TCE-MT), “Trabalhando a Transparência nos Municípios”; “Trabalhando o Acompanhamento e Controle de Resultados”, apresentado por Maria Carolina Rezzieri, secretária em substituição da Ouvidoria e “Trabalhando o Acompanhamento e o Controle de Resultados”, sob responsabilidade de Volmir Manhabosco.

Os participantes tiveram ainda uma oficina especial de uso do Sistema de Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) e participaram de uma análise dos planos estratégicos dos 23 municípios adesos ao PDI.

PDI

O Programa PDI foi criado em 2012 com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT com o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e em acordo com a função orientadora da instituição para disseminar práticas de boa governança.

Atualmente, o PDI conta com os seguintes municípios adesos: Alta Floresta, Sinop, Água Boa, Querência, Cáceres, Diamantino, Cuiabá, Campo Verde, Várzea Grande, Confresa, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Nortelândia, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Primavera do Leste, Juscimeira, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Juína, Itiquira e Rondonópolis.

 Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Esta obra traz um apanhado completo sobre todos os projetos que compõem o programa e suas etapas de desenvolvimento.

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