Dilma Rousseff depõe como testemunha de Lula em ação da Operação Zelotes

14

Ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff: o primeiro é réu na Zelotes, e a segunda será testemunha
José Cruz/ Agência Brasil – 17.12.15

Ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff: o primeiro é réu na Zelotes, e a segunda será testemunha

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) presta depoimento na tarde desta quinta-feira (14) no âmbito de ação penal da Operação Zelotes que apura suposto esquema envolvendo o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a venda de medidas provisórias que favoreciam montadoras , em 2009.

Dilma Rousseff é ouvida por videoconferência, de Porto Alegre, pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. O magistrado toma o depoimento de mais três testemunhas nesta tarde: os ex-ministros Jaques Wagner e Nelson Barbosa (ambos presencialmente na sede do tribunal no DF) e também o lobista Hallyson Carvalho Silva.

Inicialmente, estava previsto também audiência com a ex-ministra Ideli Salvatti, mas a defesa de Lula desistiu da inquirição de Ideli.

Nessa ação penal, Lula é acusado de ter cometido crimes de corrupção passiva ao supostamente atuar em esquema que envolveu irregularidades na edição de medida provisória que beneficiou montadoras (a MP 471 ). Também são réus nesse processo o ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho, além dos empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Grupo Caoa) e Paulo Ferraz Arantes (MMC – Mitsubishi).

Essa MP estendeu o desconto no IPI de carros produzidos no Brasil e, antes de ser assinada, passou pelo crivo da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff .

Leia também: STF retoma hoje julgamento que pode entregar Lava Jato à Justiça Eleitoral

Mais informações a qualquer momento

IG Nacional