Notas de corte do Sisu serão divulgadas em quatro horários

16

Após lentidão no sistema, Sisu divulgará notas de corte em quatro horários
Reprodução

Após lentidão no sistema, Sisu divulgará notas de corte em quatro horários

O Ministério da Educação informou em nota divulgada na noite desta terça-feira (22) que foram adotadas todas as medidas para resolver a lentidão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ministério comunicou ainda que as notas de corte de cada curso serão divulgadas em quatro horários.

Leia também: Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas em 129 instituições públicas

Nesta tarde, o ministério divulgou as notas de corte do Sisu  para cada curso. No comunicado desta noite, pasta informou que está sendo testada nesta edição a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro horários: 7h, 12h, 17h30 e 20h.

Nas edições passadas, a divulgação ocorria à meia-noite do segundo dia de inscrição. “A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25, que é quando o prazo para inscrições se esgota. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24”, diz a nota. O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Durante o dia, estudantes reclamaram nas redes sociais da dificuldade em acessar o sistema. Segundo o MEC, a instabilidade foi causada por um grande “volume de acessos espontâneos na rede do ministério. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos”. 

De acordo com o  MEC  , no período da manhã, mais de 309 mil candidatos já se inscreveram no Sisu. Isso representou uma média de duas mil inscrições por minuto, conforme balanço divulgado pela equipe de monitoramento. Na ocasião, cerca de 40 mil candidatos estavam acessando o sistema e cada um deles pode se inscrever em dois cursos.

Leia também: Instabilidade no site do Sisu gera reclamações e onda de memes na internet

Se o estudante estiver com dificuldade em acessar, a recomendação do Ministério da Educação é que atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

Sisu 2019 oferece neste ano 235.461 vagas, distribuídas em 129 instituições de educação superior espalhadas por todo o país. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do Sisu com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é considerado o segundo maior programa de inscrições em universidade do mundo.