Exposição no Museu do Voto do TSE apresenta evolução do processo eleitoral no Brasil

8

A mostra “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade”, exibida no Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 9 de agosto de 2018, será reaberta para visitação pública a partir desta segunda-feira (7). O museu foi temporariamente fechado durante o recesso forense, entre o dia 20 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro deste ano.

A exposição, de curadoria da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal, registra a evolução das eleições em cada período histórico nacional. O acervo exposto mostra um pouco do contexto do Brasil Colônia, Império e de todas as fases da República. O visitante pode conhecer três nichos que apresentam três períodos históricos distintos: “Voto D’Além Mar” (1532-1822), “O Voto nos Tempos do Imperador” (1822-1889) e o “Período Republicano Brasileiro” (1889 até os dias atuais).

Por meio da mostra é possível conhecer a história de personagens que lutaram pelo direito de votar no Brasil, como a ativista feminista Berta Maria Lutz que, ainda em 1927, utilizava um avião para lançar panfletos com propaganda para o voto feminino. Também estão expostos documentos preciosos, como títulos eleitorais originais do início do século XX e mapas de votação manuais. O visitante pode ainda conhecer a evolução das urnas de votação, a partir do tempo em que eram simples caixas de madeira até os dias de hoje: urnas eletrônicas que funcionam com tecnologia de ponta.

O Museu do Voto fica no subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). A exposição estará aberta ao público diariamente, das 13h às 18h durante o mês de janeiro, e de 9h às 18h a partir de 4 de fevereiro até o dia 9 de agosto. Serão realizadas visitas guiadas a partir do dia 14 de janeiro, que devem ser previamente agendadas pelo e-mail museu@tse.jus.br.

Serviço:

Mostra “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade”

Museu do Voto – Subsolo do edifício-sede do TSE (Brasília – DF)

Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h em janeiro e das 9h às 18h do dia 4 de fevereiro até o dia 9 de agosto

Entrada franca

RG/RR