Mapa e IICA lançam hotsite com estratégia internacional do agro

5

O hotsite do Fórum Virtual do Agronegócio, http://forumagronegocio.iica.int, é a mais nova ferramenta do projeto Estratégia para Abertura, Ampliação, Promoção e Manutenção do Agronegócio no Mercado Internacional. Na página, há programação atualizada, que visa construir orientação da atuação de governo com esse objetivo e, ao mesmo tempo, apontar rumos para o futuro.

“Estamos convencidos de que o Brasil tem capacidade e determinação para crescer ainda mais na atuação externa. Nesse sentido, temos como objetivo atingir participação de mercado de 10% do comércio agrícola global. Sabemos que, para alcançar um desafio dessa magnitude, precisamos trabalhar em parceria com atores públicos e privados, construindo soluções”, disse o ministro Blairo Maggi, destacando a importância da ferramenta virtual lançada nesta segunda-feira (19).

Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro, o Fórum oferece oportunidade de “contribuir na articulação política de estratégias, que visam o incremento das trocas comerciais do agronegócio, e intensificar o relacionamento com as entidades representativas do setor exportador”.

O fórum virtual, realizado a partir desta segunda-feira (19) até dia 26 de novembro, foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A abertura do hotsite exibe vídeo do ministro Blairo Maggi e terá, ainda, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa com o tema “A construção da Estratégia”. O primeiro palestrante no site será o sócio-diretor da empresa Agroicone, Rodrigo Lima, sobre “A visão de futuro do agronegócio mundial”. Também o secretário de Planejamento Estratégico da Presidência da República, Carlos Pio, participa do fórum com a palestra “A política comercial, estratégias de abertura e seus determinantes”.

Outras palestras, como a “Evolução das exportações brasileiras” do diretor do Mapa, Gustavo Cupertino, a “Cooperação Itamaraty e Ministério da Agricultura para o comércio internacional”, do embaixador Ronaldo Costa Filho, do Itamaraty e a “Camex e o Agro”, da Marcela Santos, secretária executiva da Camex, também estarão disponíveis.

Christian Fischer, especialista em Projetos para a Regional Sul do IICA, lembra que no Plano de Médio Prazo do instituto (PMP 2018-2022), há um programa intitulado Comércio Internacional e Integração Regional com “foco prioritário no apoio aos países membros para melhorar sua participação nos mercados internacionais de produtos agroindustriais e para aprofundar a integração regional como um meio para incrementar o desenvolvimento econômico e o bem-estar rural”.
Fischer aponta ainda, que, apesar deste ser um fórum nacional, ele estimula os participantes a “promover o intercâmbio de conhecimentos, a identificação de melhores práticas e o debate sobre a mobilização de recursos relevantes para a agricultura e a integração regional”.

Para outras informações sobre atuação do Brasil no mercado externo, há vídeos publicados no site. As palestras são disponibilizadas em português.

Para participar formulando perguntas é necessário fazer a inscrição, de forma gratuita, na plataforma: http://forum.forumagronegocio.iica.int/entry/register .

 

Mais informações à Imprensa:Coordenação geral de Comunicação Social
Inez De Podestà
imprensa@agricultura.gov.br