Campanha incentiva consumo moderado de vinho

6

O Brasil aderiu ao movimento mundial que incentiva o consumo moderado de vinho, conhecido como “Wine in Moderation” (WIM), durante o Congresso da Organização Internacional do Vinha e do Vinho, evento que segue até esta sexta-feira (23), em Punta del Este, no Uruguai. A campanha será realizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que coordenará as ações de mobilização no país.

De acordo com o coordenador geral de Vinho e Bebidas, do Departamento de Inspeção de produtos de origem vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Helder Moreira Borges, “o trabalho do instituto proporcionará agregação de valor na área social, com relação ao consumo responsável da bebida”, explicou ele.

“Nosso papel é mostrar o vinho como uma bebida que traz benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas, quando ingerido moderadamente”, considera o diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani. “Aprendemos a consumi-lo em família, na gastronomia, em encontros festivos ou comemorações familiares e, por isso, o consumo tende a ser mais controlado”, afirmou.

A brasileira presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderline, comentou que o Brasil deu um passo importante para o consumo responsável com a adesão ao Wine in Moderation. O Brasil é o quinto país da América do Sul a aderir ao programa mundial.

Segundo Helder Borges, “com a nossa inserção ao programa, teremos acesso aos dados produzidos e assim desenharmos estratégias para o consumo desejado”, finalizou ele.

Participaram da solenidade, Jean-Marie Aurand, diretor geral da OIV, George Sandman, presidente da associação WIM, Ursula Fradera, vice-presidente do WIM, o diretor da WIM, Stylianos Filopoulos, o presidente do congresso, o uruguaio José Lez e Gilberto Cargnel e o coordenador operacional do laboratório de referência Enológica (Laren), sediado no Rio Grande do Sul.

Mais informações à ImprensaCoordenação Geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br