Deputado Allan lança livro sobre futebol de várzea

4

Foto: Ângelo Varela

/

Secretaria de Comunicação Social

O deputado Allan Kardec (PDT) lança, no próximo dia 15, livro em coautoria com Francisco Xavier Freire Rodrigues sobre o futebol de várzea na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. A obra aborda as disputas travadas pelas tradicionais equipes que marcaram o esporte amador na região nos anos de 1980 e 1990.

O livro tem o selo da Editora EdUFMT. O lançamento será aberto à população e ocorre a partir das 19h, na Casa Barão de Melgaço, localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3.869, Centro de Cuiabá. “Olhar o futebol de várzea, enquanto mediador cultural, nos possibilita adentrar no cotidiano do lazer praticado nos mais inusitados rincões deste Brasil”, afirma Allan.

Segundo Francisco Xavier, a obra trata, principalmente, das disputas travadas pelas equipes Milionários Futebol Clube e São Gonçalo Beira Rio Futebol Clube. “Essas partidas reuniam a comunidade na torcida, ocorrendo durante os finais de semana, marcando a vida cultural da região”.

A obra também é resultado das pesquisas acadêmicas realizadas pelo deputado Allan sob a orientação do professor Francisco Xavier. Elas foram aprofundadas durante o mestrado do parlamentar, que atualmente finaliza o doutorado sobre “Os legados da Copa do Mundo de 2014”.

Allan Kardec é graduado em Educação Física pela UFMT, especialista em gestão educacional pelo Instituto Cuiabano de Educação, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – professor da rede estadual de ensino, e atualmente exerce o mandato de deputado estadual.

Francisco Xavier é sociólogo, possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (Gepecs) CNPQ/UFMT.