Saiba como evitar e o que fazer em caso de fraude no cartão

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Brasil Econômico


Fraude costuma ser descoberta quando há atividades fora do padrão dos clientes e comerciantes
Marcos Santos/USP Imagens

Fraude costuma ser descoberta quando há atividades fora do padrão dos clientes e comerciantes

As fraudes nos cartões de débito e crédito estão entre os piores pesadelos para os  consumidores
. Segundo informações divulgadas pela pesquisa Global Consumer Card Fraud no ano passado, 49% dos brasileiros dizem já ter sofrido algum tipo de fraude com cartões.

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Apesar de frequentes, as fraudes podem ser evitadas. Iremar Brayner, líder de risco da iZettle no Brasil dá dicas do que fazer ao descobrir a fraude
e explica quais são as principais formas de golpe para impedir aborrecimentos. Confira:

1) Velocidade na denúncia

As fraudes podem ser aplicadas em dois tipos diferentes: a utilização indevida de um cartão existente ou a emissão de um novo cartão
usando dados roubados. Em geral, as instituições financeiras estipulam o prazo de 120 dias para os gastos indevidos serem contestados. “O mais importante é comunicar ao banco emissor o quanto antes. Além de evitar que mais transações fraudulentas sejam realizadas, isso também serve como alerta para o que banco investigue se outros clientes foram vítimas da mesma fraude “, afirma Brayner.

2) Registre a queixa

Quando um cartão é emitido sem consentimento do proprietário dos dados, é fundamental registrar um boletim de ocorrência denunciando que está sendo vítima de crimes de fraudes. “Existe um mercado negro de venda de informações pessoais. É possível, por exemplo, comprar pen drives com dados que podem utilizados para pedir empréstimos e não os honrar ou cometer crimes como o de falsidade ideológica. Assim, a polícia precisa ser avisada”, adverte.

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3) Evite atualizações por e-mail

Muitos fraudadores costumam usar e-mail para obtenção de dados. Mas não se esqueça: as instituições financeiras nunca pedem atualização de dados por esse meio. “Observe também que, como eles ainda não tiveram acesso às suas informações pessoais, não usam seu nome na saudação da mensagem. Fique atento também ao endereço de e-mail de quem enviou a mensagem para você, em geral, são criados domínios falsos com nomes semelhantes aos reais”, aconselha Brayner.

4) Fique atento aos dados

Ainda segundo Brayner, a chave para fugir das fraudes é jamais compartilhar os dados pessoais e financeiros com ninguém, nem mesmo com familiares e pessoas de confiança. “Memorize os dados em vez de anotar no verso do cartão, por exemplo, tenha muito cuidado com o que digita nas redes sociais e com os links dos e-mails que você recebe. A atenção é tudo”, alerta Brayner.

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Uma fraude costuma ser descoberta quando há atividades fora do padrão dos clientes e comerciantes. Isso pode estar relacionado a valores, horários e locais. No caso da iZettle, todas as transações são monitoradas constantemente. “Para proteger o dinheiro do comerciante e evitar que ele tenha o cadastro bloqueado ou receba pagamentos fraudulentos, desenvolvemos tecnologia própria e adaptada para o mercado brasileiro”, explica.

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